Drive thru para testagem rápida para Hepatite C acontece neste sábado, dia 22 de agosto

PREFEITURA DE BIRIGUI/Assessoria de Imprensa/Secretaria de Saúde

O Programa Municipal de IST/AIDS e Hepatites virais e a Diretoria de Atenção Básica e Especialidades informam que neste sábado, dia 22 de agosto, acontece a testagem rápida gratuita para Hepatite C.

A Secretaria Municipal de Saúde irá montar um drive thru em frente ao Centro de Especialidades de Birigui, que fica na Praça Gumercindo Paiva Castro, sem número, região central da cidade (foto ao lado).

Os testes para Hepatite C foram doados pelas três unidades do Rotary do município: Rotary Club de Birigui, Rotary Club Cidade Pérola e o Rotary Club XIX de Abril.

De acordo com a Secretaria de Saúde de Birigui, o objetivo é promover o diagnóstico precoce das hepatites e a erradicação da Hepatite C até 2030.

A população-alvo da campanha são as pessoas com mais de 40 anos, mas os testes podem ser realizados a partir de 18 meses de idade.

Nessa ação conjunta, as três unidades do Rotary de Birigui doaram 1.900 kits de testagem rápida para Hepatite C. A Secretaria de Saúde de Birigui articulou a realização de ações para execução dos exames na cidade.

Os testes rápidos serão realizados durante o mês de agosto em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e, também, em instituições e empresas parceiras, dentre elas Klin, Centro de  Ressocialização de Birigui, Abrigo Vó Tereza, Recanto do Vovô e Farmácia Futura.

Nas UBSs e nas empresas parceiras os testes já estão sendo realizados. O morador que ainda não fez o teste pode procurar drive thru que será instalado no Centro Médico.

O atendimento será das 8h às 13h. Os testes serão realizados sem que as pessoas necessitem sair do veículo, porém é obrigatório o uso de máscara mesmo dentro do veículo.

A testagem consiste em um pequeno furo no dedo para coleta de sangue (punção digital). Não é necessário jejum e os resultados dos testes poderão ser retirados no mesmo dia ou durante a semana, das 7h às 13h, no SAE/CTA Birigui, que fica no Centro de Especialidades.

É importante que as pessoas que procurarem os testes estejam portando um documento com foto (RG ou CNH).

Para outras informações sobre a campanha basta ligar para (18) 3643-6262.

Fonte: PREFEITURA DE BIRIGUI/Assessoria de Imprensa/Secretaria de Saúde