Daep intensifica limpeza de estradas rurais e pontos viciados

Secom-PMP

As equipes do Projeto Zeladoria Urbana do Daep (Departamento Autônomo de Água e Esgoto de Penápolis), que efetuam a limpeza de vias públicas e estradas rurais vem intensificando a atuação em diversos pontos da cidade, entre eles a entrada da Vicinal Francisco Sala, no trecho que dá acesso a ranchos.

O trabalho incluiu a retirada de vários resíduos, como móveis, colchão, madeira e outros objetos inservíveis. A faxina geral efetuada deixou o local totalmente limpo, melhorando significativamente o aspecto das margens da estrada. Quem passa pela estrada de acesso percebe a diferença.

“No entanto, se as pessoas não colaborarem, a limpeza não durará muito tempo”, declarou o presidente do Daep, Edso Bilche Girotto, o Batata.

De acordo com ele, há anos o local é considerado ponto viciado, onde as pessoas que transitam na rodovia a caminho de ranchos, despejam seus resíduos no local, gerando reclamações da população e proprietários rurais.

“Há necessidade da população ajudar a manter limpas as margens da estrada. É preciso consciência. Não se pode jogar os resíduos em locais inadequados”, ressaltou.

Em outros locais da área urbana, também considerados pontos viciados, está sendo feita a capinação, retirada do mato e terra e recolhimento dos resíduos.

O chefe de Resíduos Sólidos, Mauro Lucio Salmente, destacou que é como “enxugar gelo”. “Ainda não há conscientização das pesssoas. Muitas vezes, há locais que acabam de serem limpos, e na mesma noite, munícipes despejam resíduos no local novamente”, lamentou Mauro.

“O acúmulo de resíduos ocasiona problemas ambientais sérios e, com o aumento da intensidade das chuvas neste período, os materiais são arrastados para os rios agravando ainda mais a situação”, frisou.

Fonte: Secom – PMP