Cultura oferece atividades para conscientização contra o câncer de mama

Assessoria de Imprensa/Prefeitura de Buritama

O Departamento de Cultura e Turismo, em parceria com o Departamento de Saúde, realizam a partir de quarta-feira (16), em Buritama, atividades para conscientizar e prevenir contra o câncer de mama. Todas as atividades são gratuitas e a programação segue até sexta-feira (18). Para participar da ‘Tarde da Beleza’ é preciso fazer inscrição. São 30 vagas disponíveis.

A programação oferece ações de conscientização como palestra com a psicóloga Cíntia Rodrigues da Silva Souza (Núcleo de Apoio à Saúde da Família – NASF), sarau literário ‘Belas Flores’, ‘Tarde da Beleza’ e sessão de cinema com o filme ‘Uma chance para viver’. As atividades acontecem no Centro Cultural de Buritama (Praça Dom Lafaiete Líbano, 16 – Centro) e terão início às 14h.

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), o Brasil, em 2018, está na segunda faixa mais alta de incidência de câncer de mama entre os todos os países com uma taxa de 62,9 casos por 100 mil mulheres (taxa padrão utilizada mundialmente). Quanto à taxa de mortalidade de câncer de mama, o Brasil está fica na segunda faixa mais baixa com uma taxa de 13 por 100 mil, ao lado de países desenvolvidos como EUA, Canadá e Austrália, e melhor de que alguns deles, como a França e o Reino Unido.

A responsável pela Unidade Gerencial Básica – Cultura, Luciene de Oliveira Santos, a programação une cultura à saúde. “Infelizmente, o câncer de mama é uma realidade e faz parte da vida das pessoas. Portanto, é preciso debater o tema, neste caso, queremos dialogar em meio a atividades culturais para aumentar a autoestima e incentivar o autoexame nas mamas”, disse.

Para o diretor de Saúde, Edilson Carlos de Paiva, o ‘Outubro Rosa’, é um mês de conscientização para o público feminino, no entanto, de acordo com ele, as mulheres precisam ir ao médico regularmente e fazer o autoexame na mama. “Este mês é para lembrar que o cuidado com as mamas deve ocorrer o ano inteiro. É preciso procurar o posto de saúde e fazer acompanhamento regularmente, caso seja detectado alguma alteração, o paciente é encaminhado novos exames e tratamento”, explicou.

O Centro Cultural fica na praça Dom Lafaiete Líbano, 16 – Centro. Informações (18) 3691-1740. Atende de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h e das 13h às 17h.

Programação

16/10 – Sarau ‘Belas Flores’ e palestra com a psicóloga Cíntia Rodrigues da Silva Souza (Núcleo de Apoio à Saúde da Família – NASF)

Horário: 14h – Biblioteca Municipal

17/10 – Automaquiagem ‘Trupes e técnicas para facilitar o dia a dia com Camila Alimac (Maquiadora), Patrícia Ramos (Design de Sobrancelhas) e Vanessa Gaspar de Arruda Silva (Educadora Física e Personal Trainer) – 30 vagas

Horário: 14h – Biblioteca Municipal

18/10 – Sessão de Cinema ‘Uma chance para viver’

Horário: 14h – Anfiteatro Municipal

Serviço

O que: Programação ‘Câncer de Mama’

Quando: De 16 a 18 de outubro

Onde: Centro Cultural de Buritama – Praça Dom Lafaiete Líbano, 16 – Centro. Informações: (18) 3691-1740

Preço: grátis

Fonte: Assessoria de Imprensa/Prefeitura de Buritama