Cronograma prevê a construção de 150 bacias coletoras em toda cidade

Secom-PMP

Em mais um trabalho de recuperação da malha viária da cidade, a Secretaria de Obras e Serviços iniciou a implantação de 150 bacias coletoras de águas pluviais em cruzamentos de diversos bairros da cidade. O Programa “Bacia Legal” contempla inicialmente os bairros Jardim do Lago III e IV com a construção de sete bacias.

Segundo o chefe de infraestrutura urbana, César Rodrigues Borges, os dois bairros apresentavam o maior índice de reclamações em relação à má conservação nos cruzamentos. “Nas reuniões do Orçamento Participativo na região, esta foi uma das principais reivindicações dos moradores”, afirmou.

Os trabalhos são realizados pela Secretaria de Obras, que teve a equipe incrementada com a contratação de funcionários temporários para a realização do serviço. O secretário de Obras, o engenheiro Murilo do Valle, um dos principais problemas encontrados na malha asfáltica de Penápolis é a deterioração das bacias coletoras de água pluviais.

“Em alguns cruzamentos, as bacias dão lugar aos buracos, prejudicando a passagem de veículos e oferecendo riscos aos condutores. Isso foi causado pois as bacias foram  construídas com massa asfáltica. Ao longo dos anos, esse material não resistiu à umidade constante provocada pelo escoamento de água das chuvas, lavagem das residências, somados ao tráfego de veículos”, explicou.

“Agora, todas as bacias serão construídas em concreto, material que apresenta maior durabilidade e resistência à circulação de veículos”, explicou. Por conta do material da construção, é necessária a interdição do cruzamento por sete dias para a secagem e cura do concreto.

Demais bairros

Ao todo, serão construídas 150 bacias coletoras em mais de 20 bairros da cidade. Entre eles, estão o Jardim do Lago II, Del Rey, Ana Paula, Regina Célia, Pereirinha, Residencial Palmeiras, Haroldo Camilo, Sílvia Covas, Morumbi, Parque Industrial São Francisco, Jardim Brasília. O serviço ainda contemplará os bairros: Vila Popular, Aparecida, Jardim Guanabara, Santa Terezinha, Vila Paulista, Pevi, Pevi II, Tinô, Tóquio e Planalto.

Fonte: Secom – PMP