Controle de Vetores monitora casos suspeitos e casos positivos de Dengue em José Bonifácio

Prefeitura Municipal de José Bonifácio

A Prefeitura Municipal de José Bonifácio juntamente com a Equipe de Vetores volta a alertar sobre os riscos que a dengue pode trazer, principalmente nessa época quando a temporada de chuvas que persiste desde janeiro e contribui para o aumento de focos criadouros de larvas.

Seguindo orientações da DRS – Diretoria Regional de Saúde em São José do Rio Preto, a partir do segundo semestre do ano pede-se que as cidades organizem mutirões de combate à dengue, para que evite um número alto de casos nos municípios.

Em novembro de 2019 a Prefeitura de José Bonifácio contratou uma equipe para fazer o mutirão que estará realizando o trabalho de prevenção até maio de 2020.

Segundo site Sinan Online, tivemos em José Bonifácio os seguintes números de casos de dengue nos últimos anos:

Casos de DENGUE em José Bonifácio no mês de janeiro até 15 de fevereiro
01/01/2017 até 15/02/201701/01/2018 até 15/02/201801/01/2019 até 15/02/201901/01/2020 até 15/02/2020
Houve mutirãoHouve mutirãoNão houve mutirãoHouve mutirão
Casos Notificados: 20Casos Notificados: 16Casos Notificados: 174Casos Notificados: 35
Casos Positivos: 1Casos Positivos: 1Casos Positivos: 149Casos Positivos: 3

Nota-se no quadro acima, a importância do MUTIRÃO DA DENGUE, pois diminui muito os casos notificados e positivos apresentados na cidade.

Vale ressaltar que além da dengue, o Aeds Aegypti transmite chikungunya e zika vírus. Durante o calor do verão, o mosquito se reproduz mais rapidamente. Seus ovos podem sobreviver por meses em locais secos, antes de entrar na água e virar larvas. Sua picada não é de fácil percepção, pois não provoca dor e coceira.

Os principais sintomas da dengue são: febre alta; forte dor de cabeça; extremo cansaço; moleza/desânimo; dores nos ossos e articulações; náuseas e vômitos dentre outros.

Para combater os focos, a Equipe de Vetores vem trabalhando incansavelmente para visitar os imóveis de nossa cidade e para isso, foi contratada uma equipe terceirizada para ajudar nas visitas, nas limpezas e remoção do mosquito. Juntamente, está sendo realizado o trabalho de bloqueio contra criadouros, quando há notificação de suspeita de dengue.

Em fevereiro começou a distribuição de panfletos referente a Semana Estadual de Mobilização Social, com objetivo de conscientizar a população sobre a eliminação dos focos de larvas e do mosquito Aedes Aegypti.

Vale ressaltar também que durante o mês de janeiro de 2020, foi realizado o trabalho de nebulização (fumacê) em toda a cidade. Essa medida serve para combater o mosquito e não as larvas.

Para combater as larvas, os agentes (uniformizados e com crachá) precisam adentrar nas casas e para isso, os moradores devem abri-las para que a vistoria seja completa. A função do agente é informar e explicar a melhor maneira de combater os focos de larvas do Aedes Aegypti.

Em caso de dúvidas sobre o cadastramento do agente ao Controle de Vetores, ligue 17-3245-4411 para confirmação se a pessoa que se apresentou é realmente agente do Controle de Vetores.

NÃO DEIXE DE LIMPAR SEU QUINTAL! A DENGUE PODE MATAR!

Fonte: Prefeitura Municipal de José Bonifácio