Começam a ser instalados os 71 abrigos de pontos de ônibus em Araçatuba

Prefeitura de Araçatuba

Começou há duas semanas a instalação de abrigos para os pontos de ônibus do transporte público coletivo de Araçatuba, em cuja primeira etapa foram instalados 10 unidades, com previsão de instalação de outros 15 pontos a iniciar após mais 15 dias.

Ao total serão 71 abrigos para pontos de ônibus instalados pela empresa contratada Vilson S. Zanellati-EPP, ao custo de R$ 278.049,10, provenientes do duodécimo devolvido pela Câmara Municipal ao fim do exercício de 2018.

O tamanho do abrigo, que pode ter dois ou três metros de largura, é determinado pelo fluxo esperado de usuários nas diferentes localidades da cidade, bem como depende das medidas da calçada, que deve ter, no mínimo, 2,6 m de largura, para atender as exigências de acessibilidade. Todos os pontos terão espaço reservado para acessibilidade, com identificação visual e espaço para cadeirantes, bem como bancos e cestos para coleta de lixo e material reciclável. A expectativa é de cinco meses para a instalação de todos os 71 abrigos.

A vice-prefeita Edna Flor comemora o início do que diz ser a realização de mais um sonho. “Desde meu primeiro mandato, em 2001, estamos envolvidos neste projeto, buscando alternativas para melhorar o transporte público coletivo e, de maneira especial, a construção dos abrigos pelo poder público. Foi feita a comissão na câmara, um trabalho amplo dos vereadores, e agora veio a se concretizar com o recurso que a Câmara disponibilizou no fim do ano passado”, conta.

“A Câmara propôs e o prefeito aceitou que esse recurso fosse utilizado na construção dos abrigos. Foi feita licitação e desde o inicio do ano (2019) que estão sendo tomadas as providências e agora estamos na fase de instalação desses abrigos”, celebra.

“Vale ressaltar que todas essas providências se fizeram necessárias porque a nossa Lei Orgânica prevê que é um direito do usuário do transporte coletivo, direito ao transporte com conforto e direito à saúde, porque a exposição ao sol, à chuva, ao vento, compromete a saúde do usuário. Lembramos ainda que, ao lado desse projeto, temos o outro projeto para complementação dessas construções, o Projeto Adote Um Ponto de Ônibus, porque só esse número não é suficiente para atender a população e estamos tomando providências para acelerar o projeto, em parceria com os empresários da cidade”, completa Edna Flor.

Fonte: Prefeitura de Araçatuba