Com a chegada de remédios e equipamentos, CCZ inicia castrações

Secom – PMP

Após inauguração do novo e moderno prédio no final de junho, o Centro de Controle de Zoonoses “Enfermeira Rosalícia Maria Lundstedt” – CCZ – já vinha desenvolvendo suas atividades no local, porém o serviço de castração, mais um entre os demais oferecidos, ainda não havia iniciado. A Secretaria Municipal de Saúde aguardava a finalização dos prazos de entrega de materiais, equipamentos e medicamentos por parte dos fornecedores, o que ocorreu agora, nesta última semana do mês.

Concluído o processo de aquisição, a equipe do CCZ está iniciando a partir da próxima segunda-feira o trabalho de castração de cães e gatos visando colaborar para a diminuição da superpopulação, especialmente de animais errantes, e o controle de doenças.

Inicialmente o serviço será efetuado junto a animais pertencentes a uma parte da zona norte da cidade (Jardim Morumbi), na região onde o CCZ realizou recentemente um censo animal.

A referida área está delimitada entre dois quadriláteros: o primeiro fica entre a rua João Fatori, avenida Getúlio Vargas, rua Irmãos Chrisóstomo de Oliveira e avenida Antonio Rodrigues Boucinha. O outro quadrilátero está delimitado entre a rua Irmãos Chrisóstomo de Oliveira, avenida Dib Jorge, Encarnação Martins Ianez e avenida Joaquim José Cheida.

Felinos

De acordo com informações do encarregado do CCZ, o servidor Ricardo Moraes Baroni, essa primeira área cujos animais serão atendidos passou por um censo que visitou 224 residências, apontando a existência de 102 cães (15 já castrados) e 48 gatos (12 já castrados). Ainda segundo ele, a prioridade das castrações, inicialmente, será para os felinos.

“Os proprietários de animais dessa região não precisam procurar o CCZ. Eles devem aguardar a visita da nossa equipe, que vai de porta em porta informar a data e horário do agendamento da cirurgia”, contou.

“Será tudo bem esquematizado para não haver filas e nem espera. Todo procedimento é agendado com antecedência”, orientou Ricardo.

“Aos poucos vamos avançado para outras áreas com o censo e a castração. Vamos avisar a todos, portanto não há necessidade das pessoas comparecerem ao local sem agendamento prévio”, acrescentou ele.

“Estamos esquematizando o atendimento por áreas da cidade. O foco principal do serviço será atender animais de rua, já que o abandono tem sido crescente por parte da população, e áreas com grande densidade de animais não castrados e de famílias de baixa renda”, informou o encarregado.

O CCZ está localizado em área do Recinto de Exposições Jandira Trench (rua Luiz Cremonini 101, Parque Industrial), e o telefone para informações é o 3652-5593.

Fonte: Secom – PMP