CISA suspende consultas e exames eletivos e reduz atendimento ao público

Reprodução/CISA

Por meio da Portaria CISA 006/2020, publicada na manhã desta quinta-feira, 19 de março de 2020, pelo Coordenador Geral Agnaldo Cesar Duarte, o Consórcio Intermunicipal de Saúde da Micro-Região de Penápolis – CISA anunciou a suspensão das consultas médicas em especialidades e exames tanto nas instalações próprias quanto por empresas contratadas, de modo a colaborar com o isolamento social, como medida eficaz de prevenção à disseminação do Coronavírus (COVID-19).

Duarte destacou que tais serviços são eminentemente eletivos, ou seja, não precisam ser realizados em caráter de urgência ou emergência, e serão reagendadas assim que houver a normalização do sistema de saúde local, o que foi determinante para tomada da decisão.

“Reunimos nossa equipe e em reunião remota com a Presidente do Conselho de Prefeitos houvemos por bem de adotar tal medida, haja vista que os próprios municípios consorciados estão na iminência de suspender alguns serviços, dentre eles o transporte de pacientes, o que teria reflexos direto nos serviços, uma vez que a grande maioria dos pacientes depende do transporte público”, disse Duarte.

A Presidente do Conselho de Prefeitos do CISA, a Prefeita de Alto Alegre, Helena Berto (PSDB) destacou ainda a importância de conscientizar a população sobre o isolamento social para enfrentamento do Coronavírus. “O Poder Público está fazendo a sua parte, prestando assistência integral e fazendo o mais importante neste momento, que é informar e tentar conscientizar a população sobre o iminente risco da doença chegar aos nossos municípios se não adotarmos medidas preventivas, especialmente o isolamento social.”

“Não podemos esperar chegar para agirmos. Precisamos criar um bloqueio para que o coronavírus não chegue até nós e isso só é possível com o isolamento social. Precisamos encarar o problema com seriedade, união, empatia, e, sobretudo, oração”, disse Helena.

Por meio da mesma Portaria o CISA reduziu parcialmente suas atividades com a efetivação do sistema de teletrabalho para as funções que suportem e de plantão para os demais empregados, de modo a garantir a continuidade dos serviços.

A dispensação de medicamentos no Centro de Atenção Psicossocial II (CAPS-II) será exclusivamente aos usuários residentes no município de Penápolis, sendo que aos usuários dos demais consortes serão remetidos à respectiva secretaria, departamento, setor ou outra denominação local que tiver, para dispensação local, evitando a circulação e aglomeração de pessoas, uma vez que os usuários da microrregião dependem de transporte coletivo e conciliação de outras viagens para comparecimento à unidade de saúde referida, permanecendo horas na unidade.

Fonte: Consórcio Intermunicipal de Saúde da Micro-Região de Penápolis – CISA