Cisa pede que pacientes evitem ausência nas consultas

Pacientes de Penápolis devem ficar atentos aos agendamentos de consultas realizadas pela Clínica de Especialidades do Cisa (Consórcio Intermunicipal de Saúde). Somente no mês de junho, 16% dos pacientes agendados não compareceram às consultas médicas.

Atualmente o Cisa tem 20 médicos credenciados que atendem 12 especialidades. Os pacientes de Penápolis têm disponíveis, em média, cerca de 1.900 consultas mensais. Em junho, foram agendadas 2.086 consultas e registradas 326 faltas, o que representa cerca de 16% de ausência.

Ao todo, o Consórcio registrou 14% de faltas dos pacientes dos sete municípios consorciados. O coordenador do Cisa, Agnaldo César Duarte, explica que caso o paciente não possa comparecer à consulta, é necessário comunicar a sua unidade básica de saúde.

“Avisar com antecedência de até 72 horas permite que outro paciente possa ser agendado no lugar e assim a consulta não é perdida”, destacou.

Hoje os pacientes são atendidos diretamente no consultório dos médicos credenciados ao Cisa. Até maio deste ano, as consultas eram realizadas na Clínica de Especialidades. Segundo o coordenador Agnaldo, esta alteração no atendimento foi muito bem recebida pelos pacientes.

“Este método trouxe mais conforto aos pacientes que são atendidos diretamente nos consultórios dos médicos. Nós não tínhamos uma estrutura satisfatória para atender os pacientes na Clínica de Especialidade. Quando tínhamos cinco médicos atendendo, registrávamos mais de 200 pacientes em um só dia”, contou o coordenador.

Especialidades

Além das 12 especialidades oferecidas hoje, o Consórcio fará o credenciamento de ginecologia e pediatria, nas próximas semanas. “Em reunião com os secretários de saúde da região, identificamos uma demanda reprimida, ou seja, de pacientes em fila de espera nestas especialidades”, afirmou.

“O atendimento será feito normalmente das unidades básicas de saúde, mas o Cisa oferecerá uma quantidade de consultas para diminuir essa fila de espera de consultas de ginecologia e pediatria. O Consórcio também busca profissionais das especialidades de proctologia e pneumologia”, finalizou Duarte.

Ainda segundo o coordenador, as especialidades e a oferta de vagas são definidas de acordo com as necessidades dos municípios consorciados. O Cisa reúne os municípios de Alto Alegre, Avanhandava, Barbosa, Braúna, Glicério, Luiziânia e Penápolis.

Fonte: Secom – PMP