CIDADE SEGURA: Prefeitura implanta projeto piloto de monitoramento por câmeras

Secom-PMP

Penápolis iniciará nos próximos dias um projeto piloto com a implantação de câmeras de segurança para monitoramento de ruas em locais estratégicos da cidade. Para tanto, a Prefeitura Municipal firmou parceria com o Grupo FGK, de Promissão/SP. Trata-se do projeto “Cidade Segura – Segurança Colaborativa”.

Pela parceria, serão inicialmente instaladas quatro câmeras de monitoramento em caráter experimental por 30 dias sem custo. Todas as câmeras serão integradas a uma central gerenciada pela empresa. Uma vez efetivado, após o prazo experimental, o sistema terá um pagamento mensal para funcionamento.

De acordo com o diretor da FGK, Guto Dinalli, os links das imagens serão fornecidos para os órgãos de Segurança Pública (Polícia Civil e Polícia Militar) e para a Prefeitura de Penápolis.

“Penápolis é a pioneira do projeto Cidade Segura. Trata-se do primeiro município a formalizarmos uma parceria para monitoramento de segurança de vias em pontos estratégicos”, destacou Dinalli.

“As quatro câmeras iniciais servirão como um teste nesta situação piloto, porém depois do primeiro mês a Prefeitura poderá dar sequência com a instalação de quantas câmeras quiser, em novos pontos”, lembrou.

“A nossa plataforma é em nuvem, portanto não há um limite para a quantidade de dispositivos a serem instalados”, acrescentou o diretor.

O secretário municipal de Planejamento, Coordenação e Zeladoria de Trânsito e Mobilidade Urbana, Mauro Olympio dos Anjos, comentou que a Prefeitura recebeu a indicação da Polícia Militar para a implantação do projeto Cidade Segura, e que a intenção da administração é ampliar o número de pontos supervisionados.

“Temos um trabalho conjunto muito produtivo com a Polícia Militar no que diz respeito à questão do trânsito, especialmente relacionado à fiscalização e sinalização, porém agora teremos como ampliar essa cooperação também no aspecto de monitoramento de vias”, frisou Mauro Olympio.

Para o prefeito de Penápolis, Célio de Oliveira, a novidade vem para melhorar significativamente a segurança da população.

“Estamos muito satisfeitos com essa parceria, pois nos permite, de forma pioneira, testar uma plataforma que tem tudo para dar certo e garantir o avanço na segurança da população, incluindo o pedestre, os motoristas e comerciantes”, falou Célio.

“Poderemos implantar câmeras nas entradas e saídas da cidade, centro comercial e também em prédios de grande circulação, como terminal rodoviário, praças, entre outros”, contou o prefeito.

Fonte: Secom – PMP