Centro de Lazer passa por revitalização

Secom-PMP

O Centro de Lazer do Trabalhador “Demóstenes dos Anjos Bafile”, uma das praças esportivas mais antigas da cidade, está passando por um processo de revitalização, fruto de uma parceria entre a Prefeitura de Penápolis e a Funepe (Fundação Educacional de Penápolis). O objetivo é ofertar a comunidade um espaço esportivo em melhores condições de uso e ao mesmo tempo oferecer aos alunos do curso de educação física da faculdade, boas instalações para as aulas práticas e estágios.

O contrato entre Prefeitura e Funepe foi assinado no dia 11 de janeiro deste ano, e, desde então, o Centro de Lazer já recebeu algumas melhorias. Segundo o secretário municipal de Esporte, Lazer e Juventude, professor Paulo Henrique Sanchez, já houve a troca de portas e colocação de grades nos vestiários do ginásio de esportes e banheiros externos.

“Estes locais necessitavam de reparos, já que ao longo do tempo sofreram depredações e agora voltaram a ter boas condições de uso”, afirmou. Também já foi realizada a colocação de azulejos nos vestiários. Nesta semana, será concluída a construção de um banheiro adaptado.

Os vestiários e banheiros também terão os vitrôs e as instalações elétricas recuperados. Os materiais para as referidas obras foram adquiridos pela Funepe, ficando a Prefeitura responsável pela mão de obra.

A Secretaria de Obras e Serviços, com apoio do Daep (Departamento Autônomo de Água e Esgoto de Penápolis), concluiu quarta-feira (12), a terraplanagem e a pavimentação asfáltica do espaço onde será instalado um estacionamento para carros e motos. “Neste local, o próximo passo será a colocação de alambrado, portão eletrônico e construção de uma nova portaria”, disse o secretário.

Etapas

A revitalização prevê ainda outras obras na sequência. “Está na programação a troca do piso das piscinas, com a Funepe adquirindo o material e a Prefeitura disponibilizando a mão de obra”, disse Sanchez. A Funepe também pretende substituir os antigos banheiros e vestiários da piscina por uma construção mais moderna, com vestiários, banheiros, academia, sala de dança e almoxarifado.

Também estão previstos a troca do piso da quadra do ginásio de esportes e a construção de uma minipista de atletismo, além de outras benfeitorias que possam entrar no cronograma de reformas. O secretário de Esporte entende que a parceria é benéfica para os dois entes.

“A Prefeitura, com dificuldade de caixa, não teria condições de promover todas as adequações previstas. A Funepe, por sua vez, também precisa de um complexo esportivo para as aulas práticas e estágio de seus alunos, conforme exigência da Secretaria de Estado da Educação. Então, entendo que todos saem ganhando com a união”, destacou. Sanchez revelou ainda que o Centro de Lazer continuará aberto à utilização da comunidade.

“A possibilidade dos alunos da Funepe poderem usar o Centro de Lazer não traz prejuízos das atividades esportivas mantidas pela Secretaria de Esporte e do atendimento à comunidade. Mediante agendamento, a comunidade poderá utilizar o campo e a quadra. Já para usufruir da piscina é necessária a confecção de uma carteira de associado”, reforçou. 

Disposição

Além de ter um complexo esportivo bem ao lado da Funepe, para uso dos alunos do curso de educação física, a Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude da Prefeitura de Penápolis também colocou à disposição da instituição, sempre que requisitado, as outras praças esportivas sob a sua gestão.

Estão à disposição dos alunos, o Ginásio Municipal de Esportes “Antonio Castilho Braga”, Ginásio Municipal de Esportes “Nagib Sabino”, Parque Aquático (piscina semi-olímpica, piscina de recreação, piscina de biribol e quadra de tênis), Estádio Municipal “Tenente Carriço” e demais campos de futebol, Ginásio de Lutas e Ginásio de Ginástica.

A Secretaria de Esportes também tem cedido materiais esportivos, principalmente de atletismo, como dardo, disco e vara de salto. “A cidade pode se orgulhar de ter um curso de educação física de qualidade, e nós do Poder Público, estamos empenhados para que ele seja o melhor da região”, concluiu o secretário.

Fonte: Secom – PMP