CCVZ da Prefeitura de Birigui incentiva adoção consciente de cães e gatos

40
Prefeitura de Birigui/Daniela Tiete

O Centro de Controle de Vetores e Zoonoses (CCVZ), órgão da Secretaria de Saúde de Birigui, está incentivando a adoção de cães e gatos que estão no Canil Municipal.

“A adoção destes animais precisa ocorrer de forma responsável. Os moradores de Birigui devem ter em mente que adotar significa cuidar, alimentar, vacinar e, acima de tudo, amar o animal que escolheu para fazer parte de sua família”, disse o diretor municipal da Vigilância Sanitária, Ricardo Oliveira.

Na maioria das vezes, os cães e gatos que são cuidados pelo CCVZ são animais abandonados pelas ruas. No Canil Municipal eles são castrados e receberem os cuidados necessários para adoção.

Em eventos da administração municipal onde barracas e estandes são montados, profissionais do CCVZ orientam sobre os principais cuidados que as pessoas devem ter com seus animais: vacinação, banho, castração e alimentação. O principal objetivo é evitar o aumento de casos de animais abandonados.

ADOÇÃO – Para adotar um cão ou um gato, o interessado deve procurar o Canil Municipal, que atende na Rua das Palmeiras, 30, Cidade Jardim. O horário de para visitar os animais e adotar é das 13h30 às 16h.

Segundo a agente de combate a endemias, Daniela Tiete, atualmente o Canil Municipal conta com duas cachorras fêmeas e uma gata fêmea. As cadelas estão com 2 meses e a gata com 3 meses e meio.

A lista de animais que estiverem para adoção no Canil Municipal será divulgada no site oficial da Prefeitura de Birigui (birigui.sp.gov.br) e também será enviada aos veículos de comunicação. A meta é ampliar a divulgação da adoção consciente.

Além de castrar os animais que serão adotados, o CCVZ também realiza campanha de castração gratuita para a população.

Fonte: Prefeitura de Birigui/Assessoria de Imprensa/Texto: Tiago Lotto/Fotos: Daniela Tiete