Casa de Cultura oferece aulas gratuitas de capoeira

Secom-PMP

Para quem quer aprender a jogar capoeira e não sabe onde procurar, a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo informa que ainda há vagas para aulas gratuitas de capoeira na Casa de Cultura “Professor José Fulaneti de Nadai”.

As aulas acontecem de segunda e quarta-feira, no período noturno, das 19h às 21h. A atividade é ministrada de forma voluntária pelo instrutor Coxinha (Renan Quirino de Oliveira).  

Pode participar da atividade qualquer pessoa a partir dos 5 anos, sem limite de idade. Atualmente, cerca de 20 alunos praticam capoeira na Casa de Cultura, mas o grupo está aberto para novos participantes.

Aos interessados em fazer a atividade, basta procurar o instrutor Coxinha no horário da aula e efetuar sua inscrição.

Segundo explicou o secretário municipal de Cultura e Turismo, Luiz Colevatti, as aulas de capoeira são oferecidas gratuitamente à comunidade por meio de parceria. “A Secretaria de Cultura disponibiliza gratuitamente o espaço para a realização da atividade e o instrutor ministra as aulas de forma voluntária às pessoas interessadas. Dessa forma, todos são beneficiados”, comentou Colevatti.

Capoeira

Para o instrutor Coxinha, a prática da capoeira traz muitos benefícios para a saúde e ainda possibilita a interação do corpo e da mente. “A capoeira pode ser considerada como um esporte, jogo, dança, luta, tudo está integrado”, explicou.

Durante as aulas de capoeira, os participantes aprendem ainda noções de ritmo, música e a tocar instrumentos de percussão como berimbau, pandeiro, atabaque e agogô. “Ensinamos ainda os três tipos de jogos de capoeira: de Angola, Benguela e São Bento”, acrescentou o instrutor Coxinha.

Sílvia Covas

Para a comunidade do bairro Sílvia Covas e adjacências, o instrutor Coxinha também ministra aulas gratuitas de capoeira no Centro Comunitário do bairro. As aulas são de terça-feira, das 19h15 às 21h, também para pessoas a partir dos 5 anos. Para participar, basta procurar o instrutor no horário da aula.

Serviço:

A Casa de Cultura “Professor José Fulaneti de Nadai” fica localizada na Rua Manoel Foz, 225, Vila Aparecida (ao lado do Teatro Municipal). 

E o Centro Comunitário do Sílvia Covas fica situado na Rua das Orquídeas s/nº, ao lado da Unidade Básica de Saúde.

Fonte: Secom – PMP