Carreta de mamografia chega a Penápolis em fevereiro

Secom-PMP

Mulheres de 40 a 69 anos podem agendar seu exame de mamografia na Unidade Móvel do Hospital do Amor de Barretos. A carreta equipada com mamógrafos digitais de última geração chega a Penápolis no dia 03 de fevereiro. O agendamento pode ser feito das unidades básicas de saúde.

O exame é fundamental para detectar o câncer de mama em estágios iniciais, facilitando o tratamento e ampliando as chances de cura. A Secretaria Municipal de Saúde informa que o exame é totalmente gratuito, mas é necessário agendar o exame na unidade de saúde mais próxima.

Para se cadastrar, a mulher deve apresentar cópia do CPF, RG, Cartão Nacional do SUS e comprovante de residência. Não é necessário pedido médico. O agendamento é feito pelas unidades de saúde e as mulheres passarão pelo exame na carreta de mamografia no dia e horário agendado.

Cronograma

Logo na chegada da carreta no dia 03 de fevereiro, a unidade ficará estacionada em frente ao Corpo de Bombeiros e atenderá as mulheres que pertencem à região da UBS Tóquio, UBS Tropical, UBS Sílvia Covas, e Macro I – Mutirão, conforme agendamento prévio. A carreta fica no local até o dia 11 de março.

A partir do dia 12 de março, a carreta ficará estacionada em frente ao Ginásio Municipal de Esportes “Antônio Castilho Braga”, o Gigantão Azul, para atendimento às demais unidades. A unidade segue na cidade até a conclusão dos exames.

 A carreta do Hospital de Câncer de Barretos é equipada com dois mamógrafos digitais de última geração, e por ser um equipamento de alta tecnologia, pode detectar o câncer ainda numa fase bem inicial, o que facilita o tratamento. Além disso, a equipe da carreta é composta apenas por mulheres, para evitar constrangimento das pacientes. 

Fonte: Secom – PMP