Carreta da mamografia passa a atender no Gigantão Azul

Secom-PMP

A Unidade Móvel do Hospital do Amor de Barretos que está em Penápolis desde o dia 03 de fevereiro, passa a realizar os atendimentos próximo ao Ginásio Municipal de Esportes “Antônio Castilho Braga”, o Gigantão Azul.

Desde que chegou na cidade, a Carreta de Mamografia esteve estacionada em frente ao Corpo de Bombeiros, mas ontem (12), foi deslocada para o Gigantão Azul, onde permanecerá estacionada até a conclusão dos exames, previsto para final de maio. 

Nesta segunda etapa de atendimento, serão realizados os exames de mamografia nas mulheres da UBS Cidade Jardim, UBS Jardim Del Rey, Macro III, Macro IV e Macro II – Postão. As demais regiões já foram atendidas na unidade móvel enquanto esteve estacionada em frente ao Corpo de Bombeiros.

Vale ressaltar que o exame é realizado de forma totalmente gratuita em mulheres de 40 a 69 anos. Porém, é necessário agendar anteriormente na unidade de saúde mais próxima de sua residência. Para agendamento, é preciso levar cópia do CPF, RG, Cartão Nacional do SUS e comprovante de residência. 

Digital

O exame é fundamental para detectar o câncer de mama em estágios iniciais, facilitando o tratamento e ampliando as chances de cura. A carreta é equipada com dois mamógrafos digitais de última geração e por isso, são realizados cerca de 12 atendimentos (exames) por hora.

Desde 2010 Penápolis recebe a carreta da mamografia a cada dois anos. Portanto, essa é a quinta vez que a unidade móvel estará na cidade realizando exames gratuitos de mamografia nas mulheres penapolenses. 

Segundo dados  da Unidade Móvel do Hospital do Amor de Barretos, são realizados aproximadamente 7 mil exames de mamografia a cada vez que a carreta faz atendimento na cidade. Das cidades da região, Penápolis é a que mais faz exames de mamografia.

Fonte: Secom – PMP