Campanha Dezembro Vermelho oferece exames gratuitos hoje na UBS Del Rey

Secom-PMP

Na tarde de hoje (11), a unidade básica de saúde do Jardim Del Rey realiza uma ação especial para detecção de IST (infecções sexualmente transmissíveis) com testes rápidos gratuitos. Todos os moradores da região podem participar da Campanha Dezembro Vermelho, uma mobilização nacional para prevenção ao vírus HIV, sífilis, hepatite B e C.

Os exames estarão disponíveis das 14h às 19h, de forma gratuita. Além dos testes rápidos, quem passar pela unidade poderá aproveitar um café da tarde. A iniciativa foi organizada pela equipe de servidores, com o apoio do SAE – Serviço de Atendimento Especializado IST/HIV/Aids e Hepatites Virais.

A campanha Dezembro Vermelho faz alusão ao Dia Mundial de Combate à Aids, no dia 1º de dezembro. Segundo a enfermeira responsável pela UBS Del Rey, Fernanda Prado, os testes rápidos são bastante simples e o resultado fica pronto em alguns minutos.

“O diagnóstico precoce é fundamental para que o tratamento das infecções sexualmente transmissíveis seja eficaz. Todo tratamento está disponível gratuitamente pelo SUS (Sistema Único de Saúde). No caso da sífilis e das hepatites, há grandes chances de cura”, destacou a enfermeira.

Vale ressaltar que o exame é feito de forma sigilosa e gratuitamente. Caso algum paciente tenha resultado positivo, a rede municipal de saúde oferece tratamento médico gratuito. A ação conta com o apoio do Quiosque Ronaldo Pula Pula, Lu Doces, Fábrica de Doces São José, Paula Doces e Padaria Santa Clara, no Jardim Del Rey.

Fonte: Secom – PMP