Campanha de vacinação contra sarampo e febre amarela inicia amanhã

Secom-PMP
- Publicidade -

Nesta segunda-feira (10), o Ministério da Saúde inicia mais uma Campanha Nacional de Vacinação Contra o Sarampo. O período da campanha vai até 13 de março. Ao mesmo tempo, será efetuada a vacinação contra a febre amarela. A população deve procurar os postos de saúde levando a carteira de vacinação.

No caso do sarampo, o público alvo são as crianças a partir de seis meses de idade. Todos os nascidos a partir de 1960 também devem aproveitar para atualizar a caderneta de vacinas, fazendo o reforço.

Com relação à vacina da febre amarela, devem ser imunizadas crianças a partir de nove meses, além da atualização para aqueles que estiverem em atraso com a caderneta.

Sobre o “Dia D” da campanha, a Secretaria Municipal de Saúde informa que será realizado em 15 de fevereiro, um sábado, das 07h às 17h. Neste dia, especialmente, todas as unidades de saúde estarão abertas para vacinação, auxiliando aqueles que não podem comparecer durante a semana.

“O Dia D não será de vacinação apenas contra o sarampo, mas para toda população regularizar o seu quadro vacinal, aproveitando para se imunizar contra todas as doenças”, lembra o enfermeiro da Vigilância Epidemiológica, Alexandre Pereira Almeida.

Ele ainda lembrou que a transmissão do sarampo ocorre a partir de contato com pessoas doentes ao espirrar, tossir ou falar. “É uma doença altamente contagiosa. Por isso é tão importante a vacinação”, destacou o enfermeiro.

A respeito da febre amarela, Alexandre frisou que a doença é causada por um vírus transmitido na picada dos mosquitos infectados, no caso o Aedes aegipty, mesmo transmissor da dengue.

“A prevenção é a melhor forma de cuidar da própria saúde e da saúde de toda família”, concluiu.

Fonte: Secom – PMP

- Publicidade -