Campanha de vacinação contra o sarampo começa nesta segunda-feira, dia 10 de fevereiro

PREFEITURA DE BIRIGUI/Assessoria de Imprensa

A Secretaria de Saúde de Birigui, por meio do Departamento de Vigilância Epidemiológica, informa que de 10 de fevereiro a 13 de março acontece a primeira etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra o sarampo.

A primeira etapa da campanha tem como público-prioritário crianças e jovens entre 5 e 19 anos, que não foram vacinados ou que tenham o esquema de vacinação incompleto e será realizada de forma seletiva, ou seja, serão respeitadas as indicações do Calendário Nacional de Vacinação, a partir da avaliação da caderneta de vacina deste público, que deve procurar uma das 11 UBSs de Birigui.

O Dia de Mobilização Nacional da primeira etapa será 15 de fevereiro (sábado). As UBSs atenderão das 8h às 17h.

Nesse mesmo período também será disponibilizada a vacina de febre amarela para a população de 9 meses de idade, para atualização da situação vacinal.

Atenção para as crianças com 4, 5, 6 e 7 anos, que a partir de 2020 devem receber uma dose de reforço (avaliação da situação vacinal).

RECADASTRAMENTO – Todas as UBSs estão realizando recadastramento dos usuários do SUS. O morador que não fizer o recadastramento até março corre o risco de não ser atendido pelo SUS, incluindo, por exemplo, a imunização (aplicação de vacinas).

Para a vacinação é necessário comparecer com cartão vacinal, comprovante de endereço, cartão nacional do SUS e CPF.

SEGUNDA ETPA – A segunda etapa da campanha será realizada entre os dias 03 a 31 de agosto, tendo como público-prioritário pessoas de 30 a 59 anos, que não tenham comprovação vacinal de ao menos uma dose da vacina tríplice viral, conforme estipulado no Calendário Básico de Vacinação. O dia D de mobilização social ocorrerá dia 22 de agosto.

A realização desta campanha, bem como a adesão por parte do público-prioritário é imprescindível para garantir a devida proteção da população contra o sarampo e possibilitar a interrupção da circulação do vírus no país.

A DOENÇA

O sarampo é uma doença infecciosa grave, provocada por vírus, transmitida pela fala, tosse e espirro, e extremamente contagiosa, podendo ser contraída por pessoas de qualquer idade.

É caracterizada por febre, inflamação das mucosas do trato respiratório, erupção maculopapular generalizada seguida por descamação. A única forma de prevenção é a vacina fornecida de forma gratuita pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Fonte: PREFEITURA DE BIRIGUI/Assessoria de Imprensa