Campanha de vacinação contra a gripe termina nesta sexta

Secom-PMP

Termina nesta sexta-feira (24) a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza. A vacinação está liberada a todas as faixas etárias, nas Macros I (Eldorado), Macro II (Postão) e Macro III (Santa Terezinha). O horário da vacinação é das 08h às 16h. É necessário levar a carteirinha de vacinação.

A vacina é segura, eficaz e protege contra as complicações da gripe, como pneumonias. A ampliação do público-alvo é uma medida para reduzir o número de pacientes com sintomas respiratórios na rede pública de saúde. A população poderá ser vacinada enquanto houver doses disponíveis nos postos.

A vacinação protege contra três vírus inativos o H1N1, o H3N2 e a Influenza B. Segundo o enfermeiro da Vigilância Epidemiológica, Alexandre Pereira Almeida, a imunização contra a Influenza é extremamente importante neste período de pandemia de Covid-19.

“A vacina protege contra esses vírus que são responsáveis por doenças respiratórias graves, assim como ocorre com a Covid-19. Apesar de não proteger contra o coronavírus, a vacina facilita o diagnóstico, já que elimina a possibilidade de contágio por outros tipos de gripe”, destacou.

A Secretaria de Saúde alerta sobre a importância da vacinação dos grupos prioritários, por apresentarem maior risco de complicações. Registram as menores coberturas vacinais, as crianças de 6 meses a 6 anos e os adultos de 55 a 59 anos.

Também são públicos preferenciais da campanha: idosos acima de 60 anos, trabalhadores que atuam na saúde nos serviços públicos e privados, profissionais que atuam na educação pública e privada, pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais.

Também devem se vacinar prioritariamente integrantes das forças de segurança e salvamento, caminhoneiros, motoristas do transporte coletivo, grávidas em qualquer período da gestação, puérperas (mulheres no período até 45 dias após o parto) e pessoas com deficiência.

Vacinação contra o sarampo está disponível em todas as unidades de saúde

Crianças e adultos até 49 anos também devem procurar uma unidade básica de saúde para se vacinar contra o sarampo. A Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo segue até o dia 31 de agosto, em todas as unidades básicas e Macros de saúde, das 08h às 16h. É necessário apresentar a carteirinha de vacinação.

A previsão é que mais de 17 mil penapolenses devam se proteger contra o vírus do sarampo. A meta da campanha é vacinar 95% do público-alvo, impedindo novos casos da doença. Para se vacinar, pais e responsáveis devem apresentar a caderneta de vacinação para avaliação e registro das imunizações. 

Devem procurar as unidades de saúde, as crianças não vacinadas a partir de seis meses até adolescentes e adultos até 29 anos. Nestes casos, será avaliada a situação vacinal de cada um, verificando a necessidade da vacinação. 

O público-alvo da Campanha ainda inclui adultos de 30 a 49 anos que devem procurar uma unidade de saúde para se imunizar. O sarampo é uma doença infecciosa aguda, de natureza viral, grave, transmitida pela fala, tosse e espirro, e extremamente contagiosa, mas que pode ser prevenida pela vacina.

Fonte: Secom – PMP