Caixa e Sebrae fazem parceria com Prefeitura em prol das micro e pequenas empresas

Prefeitura Municipal de Araçatuba

Uma reunião no gabinete do prefeito de Araçatuba, Dilador Borges, serviu para anunciar uma parceria de otimização de linhas de crédito da Caixa Econômica Federal para micro e pequenas empresas em Araçatuba, bem como das novidades em capacitação rápida para ações em época de pandemia por parte do Sebrae.

A Prefeitura de Araçatuba participa do empenho conjunto através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Relações do Trabalho (SMDERT), que vai receber os interessados e concentrar as captações de dados e documentos, promovendo o encaminhamento ao banco, de modo a acelerar o contato. “É grande a importância de termos mais uma opção para o empreendedor, que também está sofrendo nessa pandemia, e que possa ter dificuldades nos sistemas digitais pela internet”, explica o secretário municipal Marcelo Mazzei.

O superintendente executivo de Varejo da Caixa, Jayner Pires Conceição, apresentou o Giro Caixa Pronampe, pelo quai “o microempreendedor MEI, a micro e a pequena empresa podem ter linha de crédito com taxas reduzidas e outras vantagens, em razão da menor capacidade de fluxo e caixa dessas empresas”.

Segundo a proposta apresentada pelo banco, o programa oferece taxa Selic mais 1,25% ao ano, que significa juros de 0,29% ao mês. O tempo para pagamento é de 36 meses, sendo 8 de carência e 28 para pagamento.

Outras características são de que a liberação é de até 30% do faturamento de 2019 da micro ou pequena empresa e exigência de manutenção do quadro de funcionários pelo menos até 60 dias após a data de pagamento da última prestação. “É um socorro imediato, que ajuda a manter os empregos por um período de segurança e se baseia em um referência sóbria, pois considera o faturamento da empresa no ano passado, pois não faz sentido considerar essa fase terrível de faturamento durante a pandemia”, garante o superintendente.

Cibele Sant’Anna Pestillo, consultora de negócios do Sebrae – Serviço Brasileiro de Apoio a Micro e Pequenas Empresas, de Araçatuba, falou dos diversos programas de capacitação e modernização já existentes no sistema para os setores atendidos e das novidades para adaptações em decorrência do período e pandemia.

“Entre outras novidades que já estão para serem anunciadas e postas em prática, temos os fóruns coletivos para economia criativa e colaborativa, como o “Criativ@s em Pauta”, o programa “Inclusão Produtiva”, para conscientização para o empreendedorismo, e o Programa Enfrentar, que iniciamos com academias e profissionais de educação física, mas que se aplica a outros setores também. Não estamos mais em ritmo de jogar a bóia para socorrer, nosso papel é pular na água para ensinar a nadar logo”, descreveu a consultora.

Dilador Borges agradeceu a visita conjunta dos representantes das instituições e renovou o incentivo às parcerias entre poder público e iniciativas empresariais. “Sempre acreditei que as parcerias são o que realmente farão a cidade, o estado, o país andar para frente. Sabemos bem que nossa realidade atual não teria saído do lugar se não fossem as parcerias e a consciência da sociedade sobre a necessidade de trabalho conjunto. Essa combinação de sucesso certamente vai trazer mais uma segurança aos nossos micro e pequenos empreendedores, que movimentam nossa economia local e regional e promovem empregabilidade e renda”, concluiu o prefeito.

Fonte: Prefeitura Municipal de Araçatuba