Buritama instala câmeras do Detecta; o sistema chegará a 18 câmeras

Assessoria de Imprensa/Prefeitura Municipal de Buritama

O Governo do Município instalou ontem (17) as duas primeiras câmeras do Detecta de vídeo monitoramento. O sistema foi implantado na avenida Daniel Luiz Guerbas (saída para Zacarias) e no portal (próximo a chácara municipal). Os locais receberam câmeras LRP (leitoras de placas) para registrar as informações e coibir crime e violência. Todas as entradas da cidade serão monitoradas, totalizando 18 câmeras.

A cidade contará com monitoramento de vídeo nas entradas e saídas que integra dados das polícias paulistas como os registros de ocorrências, cadastro de pessoas procuradas ou desaparecidas, dados do Detran (Departamento Estadual de Trânsito), registro de veículos furtados, roubados ou clonados. Em paralelo ao ‘Detecta’, o Governo do Município criou a central de vídeo monitoramento que conta com cerca de 340 câmeras. A previsão é chegar a 540 até o final do ano.

Segundo o gestor do Centro de Vídeo Monitoramento, Marcos Antônio Zanelli, as câmeras tornam-se um inibidor de infrações. “Todo investimento em monitoramento gera benefícios à população, pois além de trabalhar na educação, poderá contribuir para a segurança preventiva e investigativa”, comentou ao salientar que estão programadas novas instalações de câmeras pela cidade.

Para o prefeito Rodrigo Zacarias dos Santos, o ‘Detecta’ é um importante aliado para evitar crimes e manter a segurança da população. O chefe do executivo enfatizou também que o convênio autoriza a cooperação técnica para a gestão, operacionalização e compartilhamento de imagens e dados de interesse da segurança pública.

“Nossa meta é ajudar a diminuir a criminalidade na região e também controlar as saídas e entradas da cidade. Com o sistema, índices de furtos e roubos podem despencar ainda mais na cidade e acabar com a sensação de impunidade. Com a adesão ao programa poderemos tornar Buritama uma cidade mais segura para seus moradores e turistas”, enfatizou o prefeito ao salientar que o município já conta com a atividade delegada (programa em parceria com a Polícia Militar).

Fonte: Assessoria de Imprensa/Prefeitura Municipal de Buritama