Após Agosto Dourado, Banco de Leite tem recorde de doações

Prefeitura Municipal de Araçatuba

O Banco de Leite Humano (BLH) de Araçatuba bateu o maior recorde neste mês de setembro em volume de leite humano captado desde a sua fundação, em 2006.

Foram 154 litros de leite humano captado de 92 doadoras – recorde absoluto. No mesmo mês em 2018, foram captados 97 litros de 62 doadoras. A Campanha Agosto Dourado acontece todos os anos com o objetivo de intensificar a doação de leite materno.

“Com certeza esse recorde é fruto de um trabalho da Secretaria Municipal de Saúde de Araçatuba que a cada ano intensifica as ações de promoção e apoio ao Aleitamento Materno em Araçatuba. Com esse volume de leite conseguimos atender todos os bebês prematuros internado nas UTIs neonatais de nossa cidade”, afirma a secretária municipal de Saúde Carmem Guariente.

Jesiela Passarini, coordenadora do BLH, explica a importância do leite materno. “O leite materno para o prematuro é terapia, impacta diretamente na evolução clínica, nas taxas de morbimortalidade e principalmente nas condições de alta hospitalar”.

DOAÇÃO

Nesta segunda-feira (30), o Rotary Club de Araçatuba Centenário doou 240 recipientes para armazenamento e pasteurização do leite materno. Cada frasco tem capacidade de 250 ml.

A doação foi resultado do trabalho realizado na Campanha Agosto Dourado, em uma palestra ministrada aos associados do Rotary Club de Araçatuba Centenário, que se sensibilizaram com o tema e decidiram fazer a doação.

Fonte: Prefeitura Municipal de Araçatuba