Alunos da rede municipal fazem avaliações do Saeb 2019

Secom-PMP

Todos os alunos que estão cursando o 5º ano do Ensino Fundamental na rede municipal de ensino de Penápolis participaram das provas do Saeb – Sistema de Avaliação da Educação Básica 2019. O Saeb é um sistema de avaliação nacional que substitui a antiga Prova Brasil. Nas escolas municipais, as provas aconteceram dias 30 e 31 de outubro, com a participação de cerca de 500 alunos.

O exame é realizado a cada dois anos pelo Governo Federal através do Ministério da Educação (MEC) e tem como objetivo avaliar a qualidade do ensino nos municípios. A aplicação das provas é feita pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), por meio da Fundação Cesgranrio.

O Saeb, além de analisar o aprendizado do aluno e sua freqüência escolar, também traça uma radiografia da própria escola, professores e equipamentos.A partir de testes padronizados de língua portuguesa e matemática e também questionários socioeconômicos, é possível fazer um diagnóstico da situação nacional e regional da educação no país.

Os dados serão utilizados para calcular o Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) – o principal indicador de educação pública do Brasil – e melhorar a qualidade do ensino básico.

Avaliação

Os estudantes do 5º Anos respondem questões de língua portuguesa, com foco em leitura; e matemática, com foco na resolução de problemas. Além dos testes cognitivos para cada área do conhecimento e componente curricular, os estudantes também respondem a questionários que traçam o perfil socioeconômico e cultural dos alunos e suas famílias. 

Vale destacar que a rede municipal providenciou profissionais especializados para atender os alunos com necessidades especiais durante a realização das provas. Alunos com baixa visão fazem a prova adaptada (com fonte ampliada).

Nenhum profissional da Secretaria Municipal de Educação ou das escolas avaliadas tem contato com as provas antes da aplicação. Todo material é entregue no dia por aplicadores da prova que também levam de volta esse material.

Os resultados da avaliação ajudam a retratar a realidade da educação de cada escola, município e estado. Dessa forma, contribui, ainda, para direcionar a destinação de recursos e a implementação de políticas públicas.

IDEB

As médias de desempenho do Saeb, antiga Prova Brasil, também subsidiam o cálculo do Ideb – Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, que nas escolas municipais tem conseguido índices acima das metas exigidas.

Em 10 anos, de 2009 a 2019, os índices observados na rede municipal de Penápolis têm sido praticamente todos acima do projetado. Inclusive na última avaliação feita em 2017, o índice alcançado superou a projeção até de 2021. Confira:

* 2009: Índice projetado 5.1 – Índice observado 5.8

* 2011: Índice projetado 5.5 – Índice observado 5.5

* 2013: Índice projetado 5.7 – Índice observado 5.9

* 2015: Índice projetado 6.0 – Índice observado 6.5

* 2017: Índice projetado 6.2 – Índice observado 6.8

* O projetado para 2019 é 6.5

* O projetado para 2021 é 6.7

Fonte: Secom – PMP