Alistamento militar será feito pela internet até 30 de junho

Secom-PMP
- Publicidade -

Os brasileiros do sexo masculino que completam 18 anos em 2020 podem se inscrever na plataforma digital de alistamento online. Por conta da pandemia de coronavírus, a Junta Militar orienta que os jovens optem pelo alistamento online para evitar a aglomeração de pessoas.

O prazo para o alistamento militar é até o dia 30 de junho. O Alistamento Online poderá ser feito em um computador ou através do celular, o cidadão poderá realizar seu Alistamento Militar ou regularizar sua situação. Basta acessar o seguinte endereço eletrônico www.alistamento.eb.mil.br

Em caso de dúvida, os jovens podem entrar em contato com a Junta Militar pelo whatsapp no telefone 3652-5627. Para o alistamento é necessário os seguintes documentos: certidão de nascimento, CPF, carteira de identidade, comprovante de endereço, foto 3X4 com fundo branco e endereço de e-mail válido e ativo. A Junta Militar está localizada na rua Ramalho Franco, 340 – Centro.

O alistamento militar deve ser realizado por todo brasileiro, do sexo masculino, no período do primeiro dia útil de janeiro até o último dia útil do mês de junho do ano em que o jovem completa 18 anos. Sem passar por esse processo, o cidadão não consegue, por exemplo, tirar passaporte ou ingressar no serviço público.

A plataforma de Alistamento Online é autoexplicativa. Em alguns casos, o jovem terá que preencher requerimento, juntar documentos e, aí sim comparecer a uma Junta de Serviço Militar para concluir seu alistamento. Todos independente da situação, deverão possuir CPF e um endereço de e-mail.

Os dados inseridos pelo cidadão no Alistamento Online irão para um Banco de Dados Governamental, o Sermil (Sistema Eletrônico de Recrutamento Militar e Mobilização), onde outros órgãos federais terão acesso. Qualquer informação errada ou falsa poderá acarretar problemas futuros, inclusive passíveis de ação penal ou nulidade do alistamento.

Fonte: Secom – PMP

- Publicidade -