Agendamento para carreta de mamografia pode ser feito nas unidades de saúde

Secom-PMP

A Unidade Móvel do Hospital do Amor de Barretos estará em Penápolis em fevereiro de 2020 para realizar exames de mamografia, de forma gratuita. Todas as mulheres penapolenses que tenham idade entre 40 e 69 anos podem realizar o exame para detecção do câncer de mama. As mulheres interessadas já podem se cadastrar para o exame nas unidades básicas.

Logo na chegada da carreta no dia 03 de fevereiro de 2020, a unidade ficará estacionada em frente ao Corpo de Bombeiros e atenderá as mulheres que pertencem à região da UBS Tóquio, UBS Tropical, UBS Sílvia Covas, e Macro I – Mutirão, conforme agendamento prévio. A carreta fica no local até o dia 11 de março do próximo ano.

A partir do dia 12 de março de 2020, a carreta ficará estacionada em frente ao Ginásio Municipal de Esportes “Antônio Castilho Braga”, o Gigantão Azul, para atendimento às demais unidades. A unidade segue na cidade até a conclusão dos exames.

A Secretaria Municipal de Saúde informa que o exame é totalmente gratuito, mas é necessário agendar o exame na unidade de saúde mais próxima. É necessário apresentar xérox do CPF, RG, Cartão Nacional do SUS e comprovante de residência, para agendar o exame na carreta da mamografia. Não é necessário pedido médico. 

O agendamento é feito pelas unidades de saúde e as mulheres passarão pelo exame na carreta de mamografia no dia e horário agendado. Os agentes comunitários de saúde vão casa a casa informar sobre a data e horário da realização dos exames das mulheres cadastradas.

 A carreta do Hospital de Câncer de Barretos é equipada com dois mamógrafos digitais de última geração, e por ser um equipamento de alta tecnologia, pode detectar o câncer ainda numa fase bem inicial, o que facilita o tratamento. Além disso, a equipe da carreta é composta apenas por mulheres, para evitar constrangimento das pacientes. 

Fonte: Secom – PMP